Neste sábado 20 de novembro 2010, o CineCabeça exibirá dois documentários de grande importância para Pernambuco- Cambinda Estrela. Maracartu de Festa e de Luta e Galo Preto, o menestrel do coco. Depois da Exibição vai rolar um bomm bate papo sobre a musicalidade negra.
vale apena conferir e outra, é de gratis!
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Junior MC- Studio Favela/ Terça Negra 02 de Novembro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Lançamento do Video Histórias de Vida e Cidadania no Semiárido
Dia 18 de outubro será lançado na Fundação Joaquim Nabuco-FUNDAJ Derby, o vídeo Histórias de Vida e Cidadania no Semiárido. Produzido pelo o Coletivo Caracol de Arte e Comunicação, este vídeo relata a experiência de familias que moram no semiárido do Oeste do Rio Grande do Norte. Experiências reias que acontecem nesta região, mostrando que para cada problema existem soluções. Aqui familias sobrevivem a partir de técnicas de Agroecologia, Banheiros redondo minimizando os problemas com a falta de saneamento, Hortas produtivas, técnicas economicas de irrigação, Apicultura, Cisternas, Produção de polpas de frutas, criação de Caprinos etc.
Acesse o teaser no youtube: Histórias de Vida e Cidadania no Semiárido
Marcadores:
caracol,
comunicação,
diaconia,
documentário,
semiárido,
vida
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Lançamento dos Videos do NÓS NA TELA
O lançamento acontecerá entre os dias 20 e 21 de outubro de 2010 na Cinemateca Brasileira em São Paulo. Será exibidos os 20 videos produzidos por jovens de 8 estados do Brasil. Além do lançamento esse momento terá um caratér competitivo, isso mesmo, vai rolar prêmiação para as melhores produções considerados pelos os jurados, equipe formada por profissionais da área do audiovisual.
Pernambuco também está incluso dentre os 8 estados contemplado, com uma Telereportagem de (Williames Tenório) e um Documentário de (Adriano Lima).
Mais informações: NÓS NA TELA
Mais informações: NÓS NA TELA
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Making of do Making of
Um pequeno video do making of do programa Nós na Tela.
Leko se garantiu nas imagens hein!
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Nós na Tela Making off- "Recife o Chão é de Estrelas"
No penúltimo sábado 22 de maio recebemos a visita da equipe de produção do Making-of do Programa Nós na Tela, Xiquinho, Pepe e André registrarm as entrevistas com algumas pessoas que irão fazer parte do documentário Cambinda Estrela Maracatu de Festa e de Luta! Além de nos acompanhar (Adriano, Cirandeiro, Leko e Carlos) a equipe Caracol, eles também visitaram e assistiram o ensaio do Balé Afro Axé Orum, e também foi entrevistado um grande artista e mestre da cultura popular da nossa localidade, o grande Saúba que é cirandeiro e embolador, e logo depois foi feita uma pequena entrevista com Adriano, o diretor deste projeto.
Mais informação sobre o NÓS NATELA.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Oficina de Baque de Maracatu
O Maracatu Nação Cambinda Estrela, dará inicio as aulas de baque virado, quem tiver afim é só seguir o endereço aqui abaixo.
Local: sede do Maracatu Nação Cambinda Estrela.
Horário: 15horas as 17horas. Local: Rua Marcílio Dias, 420 – Chão de Estrelas – Recife – PE
Como chegar lá: Ônibus da Empresa: São Paulo – Linha: Chão de Estrelas.
Contatos: 81 3444-3672/8848-2897
Aulas totalmente gratuitas!
axé!
Marcadores:
baque virado,
chão de estrelas,
Maracatu Cambinda
segunda-feira, 17 de maio de 2010
Dona Célia, guerreira de festa e de luta!
Entrevista com Dona Célia em sua casa na comunidade de Chão de Estrelas, Dona Célia é a brincante mais idosa do Maracatu Cambinda Estrela, ela desfila desde 1997, quando o maracatu foi reativado. Ela conta sua história de brincante de maracatu, sua história de vida e seu envolvimento com o Cambinda Estrela. Jorge (Porta Estandarte) seu filho também participará do documentário "Cambinda Estrela, maracatu de festa e de luta!
quarta-feira, 28 de abril de 2010
1º Festival de Cinema de Várzea
Gente mais um canal de exibição de produção de videos. Galera que tá botando a mão na massa e que estão na instiga das produções mandem ai seus videos e boa sorte!
Clique aqui para o Regulamento e Inscrições
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Mostra KinoOikos formação do olhar- inscrições abertas
21º Festival Internacional de Curta-metragem de São Paulo
A seção KinoOikos formação do olhar, se dedica, desde 2002, a videos e filmes realizados em Oficinas Audivisuais e Coletivos Independentes (vários destes, surgidos em experiências em oficinas) e também Pontos de Cultura Audivisuais! Inscrições abertas até o dia 10 de junho de 2010.
Aqui: Regulamento e Inscrição
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Cine Bomba cultura e Comunidade
É muito bom saber que as coisas e os coisos estão em movimento. Cineclubismo uma idéia/ação que sempre tive prazer em sentir o valor e de acreditar em seu potencial para ampliação dos olhares, dos nortes... e das emoções causadas por essa simples atividade. Parece ser tão simples, e é! mais tem um grande poder de interação, construção com o ser, o individuo que ali está assistindo ou sendo representado. Com essa grande velocidade do mundo e mercado das midias movéis, a imagem hoje se tornou um objeto comum, como um par de brincos, "tod@s"
ou pelo menos uma porcentagem da população pobre possui um mídia móvel(célular, camera fotográfica ou filmadora). Porém nem tod@s as pessaos que possui ainda não tem ou não tiveram acesso a conteudos técnicos/linguagem pra conhecer de fato esses pequenos bichinhos de estimação que andamos pra lá e pra cá, sem se dar conta que as vezes reproduzimos o que a midia formal faz, exemplo: se rola um assinato no bairro se a impressa não pode ir, haverá 10 imagens feitas por midias diferentes, e assim ajudamos a alimentar essa miseravél midia formal. Escrevo tudo isso pra demonstrar meu sentimento de importância das exibições alternativas de conteudos audiovisuais que não são mostrado nas tv's "abertas", acho essa iniciativa da galera da Bomba junto com o Auçuba instigadora. E viva ao cineclubismo, ampliemos essa idéia!
Produção em parceria Gambiarra, Grafiola e Caracol
Filmamos em três pólos diferentes 14 maracatus, onde dividimos as equipes com 2 cameraman, 1 assistente e 1 técnico de áudio.
Pólo Pátio de Santa Cruz/ Léo, Márcio, Júnior e Aranha.
Pólo Av. Guararapes/ Cirandeiro, Jeyvis, Gilmar e Guma
Pólo Av. Nossa Senhora do Carmo/ Adriano, Gabriel, Emerson, Alis e Thelmo.
E Caique fez toda a assitência de produção
quinta-feira, 25 de março de 2010
Desmistificando a produção de videos digitais
Videastas em ação, olha aí uma boa sacada pra quem quer se aprofundar e para quem quer se iniciar e conhecer as ferramentas básicas digitais para a produção de videos.
Este livro apresenta uma proposta de trabalho para a criação, organização e realização de curtas-metragens em vídeo digital para produções de baixíssimo custo, possibilitando que qualquer pessoa interessada em fazer cinema crie e produza seus vídeos com estética cinematográfica. Um guia imprescindível para interessados em cinema.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Aniversário do Negro Azul.
Ontem, domingo 07.03.2010 rolou a festa de aniversário de Azul, na Coréia.
Azul (Allan de Paula) é da família França uma das mais antigas do Bairro da Campina do Barreto, onde sua avó e também nossa avó, a negra mais linda da Coréia D. Mercês foi uma da primeiras moradoras a ocupar aquelas terras na década de 40. Aquela família tem todo um espirito de quilombo, não só pela cor ,mas também pelo afeto que todos e todas desta familia nos dar. E quanto a festa, mais uma de tantas outras foi ótima, mesmo com a ausência de Arlindo (Nego Mano), e de outros irmãos como Luizito(Mãozinha) e Nenê, mas na ausência do corpo fisico fomos em busca de contato cibernético(celular) para entrar em contato com os irmãos que se encontra atráz das grades. Azul... tu és uma pessoa importante pra gente que convive há tantos anos, tu é merecedor das coisas que conquistastes! uma abraço da familia coreiana!!!!!!!!!!!
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
O Programa Eu Quero Nadar no Capibaribe. E Você? parabeniza o Caracol de Arte e Comunicação.
Sai matéria no site do Programa Eu Quero Nadar no Capibaribe. E você? sobre a oficina Nós Na Tela. É só acessar através do link acima.
Oficina Nós na Tela
De 01 a 05 de Fevereiro aconteceram na Cinemateca Brasielira em São Paulo/Capital as Oficinas do Edital Nós na Tela, onde o objetivo além de conhecer os 20 Jovens Diretores de diverso estados brasileiro, também para a assinatura dos contratos oficiais do projeto. "Foi muito caloroso viver no período de uma semana com uma galera instigada e criativa", relata (Adriano Lima). Além de termos várias informações técnicas, tivemos a oportunidade de assistirmos fílmes clássico como "Crônicas de Verão do diretor (Jean Rouche) completa Adriano. Os 20 vinte vídeos serão lançados no Rio de Janeiro nos meados de agosto depois de montados e finalizados, haverá uma competição entre os vinte, e os três ganhadores irão ser contemplados em, dinheiro o primeiro lugar e os outros dois ganharão vagas de estágios em emissoras de Televisão Pública, e logo após será lançado no Programa Nós na Tela na Tv Brasil.
Confira outras noticias no Blog oficial do Edital: Nós Na Tela
Thelmo Cristovam
Multi-artista, pai também de duas lindas crianças, é quem está fazendo em alguns momentos a Captação de Áudio. Thelmo já fez várias instalações artísticas em inumeras exposições, umas de sua autoria e outras em coletivo, também é do Telefone Colorido, um coletivo de multi-artistas. Thelmo já contribuiu com vários coletivos nas produções de vídeos comunitários.
Adriano Lima
25 anos, natural de Jundiá-AL, aos 6 anos veio morar em Recife,onde cresceu e vive até hoje aqui, na Campina do Barreto, pai de dois lindos filhotes José Gabriel e Tainã Luisa. Ativista nos movimentos populares desde dos seus 16 anos, uns dos mentor do Coletivo Gambiarra Imagens, onde construiu ações positivas em várias comunidades e adquiriu uma grande experiência na produção de mídias e meios de comunicação comunitária. Ele foi contemplado com o Edital Nós na Tela- MinC/SAV, está nas funções de Câmeraman, Roteiro e Direção.
Carlos Vinicíus
23 anos, morador da comunidade do Arruda, é integrante tambem do Centro de Comunicação e Juventude-CCJ. Carlos é fotógrafo, tem um olhar único para com suas fotografias, uma sensibilidade para captar e congelar emoções e sentimentos. Carlos está fazendo as fotografias Still e Making off da produção.
Alexsandro "Cirandeiro"
20 anos, nato de Chão de Estrelas, é da família Daruê Malungo, quando nasceu, ao sair da barriga da sua mãe já veio com uma câmera na mão e com um sorriso lindo no rosto! Cirandeiro tem uma linda história na construção de um novo olhar para a comunicação, já passou em vários grupos, como (Canal Capibaribe) até mesmo em produtoras como a (Orquestra de Cinema). Hoje tem uma forte relação e contribuição com o Coletivo Gambiarra Imagens até o presente momento. E nesta missão Ciro está no compromisso como Assistente de Câmera.
Tiago Malungo
25 anos, pai de duas lindas garotas, Poeta e amante da literatura, um dicionário em pessoa. Morador do bairro do Fundão, próximo a Av. Beberibe. Está na função de Assistente de Produção. Tiago tem uma grande experiência junto ao Coletivo Gambiarra Imagens quando sediado em Chão de Estrelas, e agora vive junto ao Caracol uma nova etapa na produção de conteúdos audiovisuais.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Ação do Caracol de Arte e Comunicação!
2009 se foi e 2010 já está na ativa, com renovações e inovações, e para começar 2010 instigado, demos inicio a produção do Documentário "Cambinda Estrela. Maracatu de festa e de luta!" apoiado pelo Ministério da Cultura através da Secretário do Audiovisual, Edital Nós na Tela, este edital foi lançado no mês de setembro de 2009 para jovens produtores que participaram de Oficinas de Formação em Audiovisual, e dois Jovens do Recife foram contemplados (Adriano Lima e Willamy Tenório "Will") com a telereportagem " A Igreja Evangélica e a Cultura Afro Brasileira". Ao todo foram selecionados 20 roteiros de todo o Brasil, e na segunda metade de 2010 todas as 20 produções serão exibidas no Programa Nós Na Tela na Tv Brasil.
E vamos lá produzir, mostrar e valorizar........... o bonde não pode parar!
Marcadores:
2009,
documentário,
Maracatu Cambinda,
produção
Assinar:
Postagens (Atom)